quinta-feira, agosto 20

Mulheres do meu Rio Grande do Sul - por Sérgio Zambiasi

O grande desafio da igualdade entre os gêneros não se define como um pseudoconflito da mulher com o homem. Define-se como um processo social, histórico e cultural. Define-se como a formação de uma nova consciência, no homem, a respeito da mulher, e, na mulher, a respeito do homem. Porque não se produz verdadeira modificação em um dos gêneros sem que necessariamente aconteça a transformação no outro.
Penso que não chegaremos à plenitude da dignidade feminina, e que não alcançaremos a dignidade masculina, somente por meio da lei! Ainda que a luta pela isonomia legal seja um dos mais importantes capítulos da sacrificada trajetória da mulher, a lei produz somente igualdades formais. É no agir comunitário, na implantação de políticas, na concretude da vida que a igualdade entre os gêneros deve realizar-se.
Pela ação de cada uma de vocês - mulheres que conquistaram seus espaços sabe-se lá a que custo-, outras tantas, mais humildes, têm obtido apoio na luta por liberdade e igualdade. Apelo para que perseverem em prol dessa causa, em nome do setor mais excluido, a mulher pobre, a mulher analfabeta, trabalhadora, chefe de família, desempregada, heroína anônima para a qual a liberdade ainda é um sonho distante!
Que possamos fomentar cada vez mais nosso sonho de justiça, a partir do sentimento patriótico, constitucional, solidário, de participação comunitária direta; com ações que pela força de sua legitimidade tenham um tal poder que possam deter todas as formas de opressão e desigualdades. É esse caminho que precisamos trilhar a cada novo dia. Que as mulheres permaneçam lançando um sábio olhar sobre as batalhas que ainda precisam ser travadas e vencidas no futuro, que não são poucas nem fáceis. E que sejamos nós, os homens, co-autores deste amanhã!
Senador Sérgio Zambiasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário